You are here: Home News Prêmio pela NAALT

Prêmio pela NAALT

Trabalho do CeRTEV- UFSCar/USP premiado pela North American Association for Laser Therapy (NAALT)

O trabalho intitulado “Terapia laser de baixa intensidade e scaffolds de Biosilicato® no reparo ósseo em ratos”, desenvolvido pelo pesquisador de pós-doutorado Paulo Sérgio Bossini (Processo Fapesp 2010/06077-7*), sob a supervisão da Profa. Dra. Ana Cláudia Muniz Rennó, do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista, foi premiado pela North American Association for Laser Therapy (NAALT) em um congresso realizado em Palm Beach Gardens, na Flórida, no período de 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2013.

Como parte da premiação, o Dr. Bossini recebeu um convite do comitê organizador do 12° Congresso da NAALT para ministrar uma palestra no primeiro dia do congresso. O evento que acontece a cada dois anos tem como objetivo melhorar a compreensão dos mecanismos fotobiológicos e discutir os principais parâmetros e técnicas de tratamento da terapia laser. Dentre os 30 trabalhos submetidos ao NAALT 2013, três foram premiados. As apresentações premiadas foram selecionadas com base nas pontuações dadas por três assessores independentes, considerando a originalidade da proposta, detalhamento da metodologia empregada e relevância dos resultados obtidos para a comunidade científica.

O objetivo do estudo premiado foi avaliar os efeitos de um material bioativo (Biosilicato®) – desenvolvido no Laboratório de Materiais Vítreos do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (lamav.weebly.br) - associado ou não à terapia laser de baixa intensidade, na consolidação de defeitos ósseos induzidos em tíbias de ratos. O trabalho foi realizado em parceria com os professores Edgar Dutra Zanotto e Oscar Peitl do LaMaV-UFSCar  e o professor Nivaldo Antonio Parizotto, do Departamento de Fisioterapia da UFSCar.

O professor Zanotto é o coordenador do recém aprovado projeto CEPID Fapesp (2013-07793-6) intitulado “Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos” e todos os co-autores são colaboradores do CEPID.

(*Bolsa PD de Paulo Bossini - Processo Fapesp 2010/06077-7: Efeitos do Biosilicato® associado ao laser de baixa intensidade no reparo ósseo em ratos).