You are here: Home About CeRTEV in the media

CeRTEV in the media

  • Pesquisador de S. Carlos recebe título de Peão da Tecnologia

    ed

Link.
 
  • Um olho na ciência, outro na indústria
Link.

  • Materials Sciences for a Better Future
Está aberta até 9 de novembro a chamada de artigos para compor o volume especial dos Anais da Acdeamia Brasileira de Ciências (AABC) intitulado “Materials Sciences for a Better Future”, realizado em parceria com a SBPMat. Pesquisadores da área de Materiais estão convidados a submeter seus trabalhos.  Saiba mais.
     
  • Paideia Entrevista – Simone Milani Brandão
Paideia entrevista Simone Milani Brandão, professora do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (DMed – UFSCar), falando sobre uma inovadora tecnologia em implante ocular.

Link.
     
  • DOCENTES DA UFSCAR RECEBEM ORDEM NACIONAL DO MÉRITO CIENTÍFICO
Durante a reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia,
realizada em Brasília no dia 1º de agosto, foi divulgada a lista de
novos membros e de membros promovidos de classe na Ordem Nacional do
Mérito Científico, concedida a personalidades brasileiras e
estrangeiras como reconhecimento às suas contribuições para o
desenvolvimento da Ciência no Brasil. Dentre os agraciados estão os
docentes da UFSCar Edgar Dutra Zanotto - promovido à classe Grã-Cruz -
e Elson Longo da Silva - admitido na classe Comendador. 

Link.

  • Biomaterial para implante ocular
Você já ouviu falar do biomaterial para implantes oculares?

Essa tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), entre eles, a médica oftalmologista, cooperada da Unimed São Carlos, Simone Milani Brandão.

Quando, por algum motivo de saúde, o conteúdo ocular é retirado de uma pessoa, sua visão é completamente perdida. Não é possível realizar intervenções para que o paciente volte a enxergar, mas é necessário substituir o volume do globo ocular afetado por um implante, preservando o convívio social do paciente sem o constrangimento de outras pessoas perceberem a cirurgia ou o uso da prótese.

O desenvolvimento do material foi coordenador pelos pesquisadores Oscar Peitl Filho e Edgar Dutra Zanotto, da UFSCar, e Silvana Artioli Schellini e Simone Milani Brandão, da Unesp.

 

  • The Glass & Optiterials Division Calls for Glass Research Videos

The Glass & Optical Materials Division would like to invite all the active glass research leaders to produce 5~8 min videos (in English) showing their main research lines, faculty and staff, and lab facilities, in a free, creative style. We aim to collect hundreds of videos, which should be very useful to stimulate collaboration among glass researchers scattered in the four corners of the planet, and also for prospective students and post-docs that are trying to find alternative study possibilities, new positions and opportunities for research collaboration.

Link.

  • Faculdade de Medicina Unesp Botucatu

O Jornal Nacional, da Rede Globo, exibiu uma reportagem sobre um material vitrocerâmico capaz de devolver o volume perdido do globo ocular de pessoas portadoras de doenças como tumor, trauma ou glaucoma.

O produto foi desenvolvido pelos pesquisadores Oscar Peitl Filho e Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, e Silvana Artioli Schellini (professora da Faculdade de Medicina de Botucatu) e Simone Milani Brandão, da Unesp. Zanotto é o coordenador do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Materiais Vítreos (CeRTEV), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

Link.

  • UFSCar sedia Congresso de estudantes de Materiais

Desde a antiguidade, os mais variados tipos de materiais têm sido fundamentais para a evolução da sociedade. Desde a pedra lascada, do ferro, até a descoberta da borracha natural e sua vulcanização, 10.000 anos de história se passaram e grandes descobertas se seguiram. Agora, para melhorar a qualidade de vida no futuro, os engenheiros de materiais tem trabalhado incansavelmente. Para promover a troca de experiências e discussões sobre várias áreas ligadas a este conhecimento, neste fim de semana, começa na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o 20º Congresso dos Estudantes de Ciência e Engenharia de Materiais do Mercosul (CECEMM)...

Link.

  • Brazil’s first Glass Technician Training Course

A training course aims to prepare technicians to work in glass plants and associated manufacturing areas... 

Link.

 

 

  • Um olho no ciência outro na tecnologia!
O engenheiro de materiais Edgar Dutra Zanotto gosta de citar um artigo científico para mostrar como os vidros são importantes. “Vidros são os olhos da ciência”, afirma, traduzindo o título do paper (“Glass: The eye of science”). A tese é do norte-americano Marvin Bolt, curador de Ciência e Tecnologia do Museu de Vidro de Corning, cidade do estado norte-americano de Nova York. Em texto de fevereiro de 2017, escrito para o periódico International Journal of Applied Glass Science, Bolt advoga que a revolução científica iniciada no século XVII teve como ferramentas mais importantes o microscópio e o telescópio – sendo o elemento principal dos dois instrumentos as lentes de vidro...

Link.
 
  • Most download JNCS last 90 days 
Period April-June 2018 - Most downloaded articles in the JNCS
1- The glassy state of matter: Its definition and ultimate fate
On line 1 September 2017, Edgar D. Zanotto, John C. Mauro
 
2- Updated definition of glass-ceramics
Available online 12 February 2018
J. Deubener, M. Allix, M.J. Davis, A. Duran, T. Höche, T. Honma, T. Komatsu, S. Krüger, I. Mitra, R. Müller, S. Nakane, M.J. Pascual, J.W.P. Schmelzer, E.D. Zanotto,S. Zhou
 
11- Electrical conductivity of silicate glasses with tetravalent cations 
substituting Si on line 15 October 2012
M.L. Braunger, C.A. Escanhoela, I. Fier, L. Walmsley, E.C. Ziemath (ex post-doc)
 
 
13 Strain-rate sensitivity of glasses
On line 15 November 2014
Rene Limbach | Bruno P. Rodrigues (ex- MSc student)| Lothar Wondraczek
 
 
21- Biosilicate® — A multipurpose, highly bioactive glass-ceramic. In 
vitro, in vivo and clinical trials
On line 15 January 2016
Murilo C. Crovace, Marina T. Souza, Clever R. Chinaglia, Oscar Peitl, Edgar D. Zanotto
 
  • Doutorado da Unesp dá origem a prótese oftalmológica pioneira
  • Pesquisadores da UFSCar desenvolvem biomaterial para implantes oculares
Um material vitrocerâmico capaz de devolver o volume perdido do globo ocular de pessoas portadoras de doenças como tumor, trauma ou glaucoma é uma tecnologia recente desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp)...

Link

Link

Link

  • Pesquisa desenvolve biomaterial para implantes oculares
Agência FAPESP – Um material vitrocerâmico capaz de devolver o volume perdido do globo ocular de pessoas portadoras de doenças como tumor, trauma ou glaucoma. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) da UFSCar.

Link

  • Rádio UFSCar
Link

  • Pesquisador brasileiro propõe nova definição para o vidro
A ciência não é feita de certezas. Na verdade, a humanidade só é capaz de avançar porque estamos constantemente questionando e buscando novas provas, novos pontos de vista e novos conhecimentos. Pensando nisso, os pesquisadores Edgar Dutra Zanotto e John Mauro propuseram que os vidros sejam reclassificados como um novo estado da matéria. Para eles, esse material não se encaixa na definição de sólido, por isso, deve ser considerado como o “estado vítreo da matéria”. Os dois publicaram um artigo explicando a nova definição no periódico Journal of Non-Crystalline Solids, e o trabalho está ganhando repercussão internacional..

Link

  • Centro de Pesquisas com sede na UFSCar é destaque na publicação de artigos científicos com visibilidade internacional
 O CeRTEV (Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cuja sede está localizada no Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV), do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Com 5 anos de atividade, o Centro foi destaque na publicação de artigos do Journal of Non-Crystalline Solids (JNCS), publicado pela editora Elsevier desde 1968, a mais tradicional da área de materiais vítreos e amorfos. A publicação recebe cerca de 1,4 mil manuscritos por ano. Desde que foi criada, já publicou cerca de 26 mil artigos...

Link

  • Pesquisa brasileira em vidros tem alta visibilidade
 
Seis trabalhos de autores vinculados ao CEPID CeRTEV figuram na lista dos 25 artigos mais baixados no site do Journal of Non-Crystalline Solids, periódico da área de materiais vítreos e amorfos..

Link
 
  • Primeiro curso técnico em produção de vidro do Brasil é inaugurado
 
O primeiro curso técnico de Produção de Vidro do Brasil foi inaugurado em fevereiro, na Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes (SP)...

Link.

  • Inteligência Artificial para criar novas tecnologias e gerar vidros não existentes

O Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV) e o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), ambos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs)- financiados pela FAPESP e localizados em São Carlos, SP estão trabalhando juntos no desenvolvimento de novas tecnologias que irão gerar vidros não existentes.
 
No ano passado, o coordenador do CeRTEV, Edgar Zanotto, deu início a parceria que já obteve resultados na área de Estatística com soluções para modelar a viscosidade do material. Agora, a intenção é utilizar a Inteligência Artificial para prever outras propriedades dos vidros. Assista ao vídeo.

 

  • JNCS - 20 most dowloaded articles in Nov, Dez. 2017 - Jan. 2018

18.January.2018 

1- The glassy state of matter: Its definition and ultimate fate

1 September 2017, Edgar D. Zanotto | John C. Mauro

2- Review: the structure of simple phosphate glasses

1 March 2000, Richard K Brow (co-author)

6- Electrical conductivity of silicate glasses with tetravalent cations 
substituting Si, 15 October 2012, M.L. Braunger,  C.A. Escanhoela,  I. Fier, L. Walmsley,  E.C. Ziemath (ex-post doc)

7- Strain-rate sensitivity of glasses, 15 November 2014, Rene Limbach, Bruno P. Rodrigues (ex-student), Lothar Wondraczek

17 - Bioactive glasses: Special applications outside the skeletal system

15 January 2016, Francesco Baino, Giorgia Novajra, Valentina Miguez-Pacheco, Aldo R. Boccaccini (co-author), Chiara Vitale-Brovarone

21- Statistical mechanics of glass

1 August 2014, John C. Mauro (co-author), Morten M. Smedskjaer

23- Viscous flow flash sintering of porous silica glass

15 November 2017

Miguel Oscar Prado (ex-post doc), Mattia Biesuz, Matteo Frasnelli  

Franco Emmanuel Benedetto, Vincenzo M. Sglavo

 

  • Glass definition, Royal Society of Chemistry

17.January.2018 - Although glass as we know it was discovered over 6000 years ago, it seems we still can’t decide on what glass actually is. A solid? A liquid? Something else? In September, material scientists Edgar Zanotto and John Mauro set out to convince the world of a new definition that, once again, reignited the glass debate. ‘One of the features of science is that it corrects itself,’ says Edgar. ‘So this is a step forward for our understanding of this incredibly important material...
Link.

  • Glass transition concepts illustrated in humorous video

21.December.2017 - So Zanotto became a video producer. Well, he produced a video with the help of students and colleagues that visually illustrates the subtle concepts of glass transition, relaxation, and crystallization. With a dose of humor.
Link.

  • Acadêmico é condecorado "Global Ambassador" pela American Ceramic Society

20.December.2017 - O Acadêmico e professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Edgar Dutra Zanotto , foi condecorado pela American Ceramic Society (ACerS) com o título de Global Ambassador. A ACerS é uma das mais importantes e tradicionais sociedades científicas na área de ciência e engenharia de materiais e completará o seu centenário no próximo ano. O título de Global Ambassador reconhece pesquisadores que demonstram liderança e serviço excepcional em prol da comunidade mundial de pesquisa sobre cerâmica e vidro.
Link.

 

  • Un científico brasileño propone una nueva definición del vidrio
31.october.2017 - Es un estado fuera del equilibrio termodinámico y no cristalino de la materia, que parece sólido a una escala de tiempo corta, pero que se relaja continuamente en dirección al estado líquido
Link.

 

  • Sklo je zmrzlou tekutinou, tvrdí materiáloví fyzici a požadují změnu učebnicových definic

31.october.2017 - Otázka, zda je sklo pevnou látkou či tekutinou, trápí odborníky již několik dekád. Brazilský materiálový fyzik Edgar Dutra Zanotto nyní tvrdí, že nashromáždil dostatek důkazů k tomu, aby byla akceptována následující definice: „Sklo je nerovnovážný, amorfní stav hmoty, který se v rámci krátkého časového úseku jeví jako pevný, nicméně se průběžně relaxuje směrem k tekutému stavu.“
Link. 

  • Nouvelles définitions du verre
31.october.2017 - Le verre est-il un matériau solide ou liquide ? Cette question, âprement discutée depuis des décennies, vient de recevoir une réponse de la part d’Edgar Dutra Zanotto, professeur au département d’Ingénierie des Matériaux de l’Ecole d’Ingénieurs de l’Université Fédérale de São Carlos, Etat de São Paulo, et de son collègue étatsunien John Mauro.

Link.

  • Vidro-mineral para revestimento arquitetônico
31.october.2017 - Uma pesquisa recente da UFSCar resultou em um processo diferenciado para a obtenção de compósitos de vidro reciclado e minerais (tais como alumina, albita e quartzo), com aplicação focada para uso em bancadas e revestimentos arquitetônicos. Desenvolvida pelos pesquisadores Gisele Guimarães dos Santos, Murilo Camuri Crovace e Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, a tecnologia "Compósito vidro-mineral e processo de sinterização para obtenção de compósito vidro-mineral" apresenta concorrência com os materiais de matrizes poliméricas como CorianÒ e QuartzstoneÒ, além dos porcelanatos de alta qualidade e rochas ornamentais naturais.
Link.

 

  • Afinal, vidro é sólido ou líquido?
30.october.2017 - Nem uma coisa, nem outra. Quem bate o martelo é Edgar Zanotto – um físico brasileiro que estuda vidro há 41 anos
Link.

 

  • The 3 most downloaded JNCS articles in the past 3 months are from lamavians
24.october.2017 - The most downloaded articles from Journal of Non-Crystalline Solids in the last 90 days.

 

  • Solid or liquid? Researcher proposes a new definition of glass
20.october.2017 - Is glass a solid or a liquid? This question, which has been vigorously debated by specialists in the field for some decades, has just been answered anew: "Glass is a non-equilibrium, non-crystalline state of matter that appears solid on a short timescale but continuously relaxes toward the liquid state."

Link.

  • New definition of glass describes non-equilibrium state of matter ending in crystallization
20.October.2017 - Glass is a material that seems to have a split personality. Is it a solid? Is it a liquid? Could it be both?

Link.
 

  • These Two Scientists Say the Time Has Come to Redefine 'Glass'
20.October.2017 - “Glass is an amorphous solid that flows like a liquid,” you’d probably say if you were asked to define the stuff. Is that true, though? What if I told you, for example, that the old myth, that old windows are thicker at the bottom because the glass has flowed a little bit, was false? Glass is an incredibly complex physical idea that avoids easy definition.
Link.

 

  • Brazilian researcher proposes new definition of glass
11.October.2017 - Is glass a solid or a liquid? This question, which has been vigorously discussed by specialists in the field for some decades, has just been answered anew: “Glass is a non-equilibrium, non-crystalline state of matter that appears solid on a short time scale but continuously relaxes toward the liquid state.”
Link.

 

  • American Ceramic Society Bulletin, Oct. Nov. 2017

Congrats to the division award rock stars! 

Electronics, GOMD, and NETD are pleased to announce the winners of various division awards and contests. 

Congratulations go to Glass & Optical Materials Division 

Alfred R. Cooper Distinguished Lecturer—Edgar Zanotto

Federal University of São Carlos 

Lecture title: “The ultimate fate of glass”

MS& T , Pittsburgh, Oct. 2017


  • American Ceramic Society Bulletin

american ceramic society bulletin

Link.

 

  • CEPID in the international news
certev

Link.

 

  • Glass Worldwide 

 

Revista Glass Worldwide
Link.

 

  • Pesquisador brasileiro propõe nova definição de vidro
01.September.2017 - O vidro é um material sólido ou líquido? Essa pergunta, que tem sido discutida com afinco nas últimas décadas por especialistas da área, acaba de receber uma nova resposta: “O vidro é um estado fora do equilíbrio termodinâmico (estado em que os equilíbrios térmico, químico e mecânico ocorrem simultaneamente) e não cristalino da matéria, que parece sólido em uma curta escala de tempo, mas que relaxa continuamente em direção ao estado líquido”.
Link.

 

  • Diminuição do repasse de verbas e corte de bolsas devem afetar pesquisas na UFSCar
29.August.2017 - A diminuição do repasse de verbas e o corte nas bolsas dos pesquisadores devem interromper importantes pesquisas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os 4 campi buscam alternativas para a falta de recursos e os reflexos já são sentidos por estudantes, professores e funcionários.

Link.

  • Pesquisas devem ser interrompidas por falta de verbas na UFSCar
29.August.2017
Link.

 

  • Vidro: 6.000 anos de maravilhas e mitos
22.August.2017 - Edgar Dutra Zanotto, docente e pesquisador do Departamento de Engenharia de Materiais – DEMa -  Centro de Ensino, Pesquisa e Tecnologia de Materiais Vítreos (CeRTEV), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi o palestrante convidado de mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas

Link.

  • Egressa Unesc é primeira colocada na seleção de doutorado na UFSCar
25.July.2017 - O primeiro lugar no processo seletivo atual para o doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em São Paulo, tem a marca da Unesc. A egressa do curso de Engenharia de Materiais e do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade, Débora Cristina Niero Fabris, foi a primeira colocada na seleção e a partir de 21 de agosto inicia os estudos no melhor Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da América Latina – com nota máxima (7) na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). .
Link.

 

  • Instituto Serrapilheira, dos Moreira Salles, lança 1º edital para pesquisas

19.July.2017 - Com o objetivo de incentivar os cientistas brasileiros a buscar resposta às grandes perguntas de seus campos, o Instituto Serrapilheira, entidade nacional privada de fomento à ciência, lançará nesta quarta (19) seu primeiro edital para seleção de projetos.
Link.

  • ULTRAGEEK 263 – VIDRO
24.oct.2016- No Ultrageek dessa semana vamos falar sobre tecnologia, mas do que isso, falar sobre engenharia de material do futuro com… VIDRO! Talvez você não perceba, mas o vidro está em todos os lugares. E, no futuro, todo vidro será uma tela! Imagine só.
Link.

  • Coordenador do CeRTEV ministra Turner Memorial Lecture
21.sept.2016-Agência FAPESP – A University of Sheffield, no Reino Unido, realiza desde 1966 a Turner Memorial Lecture, uma das mais importantes aulas magnas na área de ciência e tecnologia de vidros. Este ano, em sua 19ª edição, pela primeira vez o palestrante foi um brasileiro.
Link.

  • LAMAV – HÁ 40 ANOS NA VANGUARDA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE VIDROS 
9.sept.2016- O Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) do DEMa, fundado em dezembro de 1976, foi o primeiro do Brasil totalmente dedicado ao estudo de vidros. À sua frente encontram-se os professores Edgar Dutra Zanotto, Oscar Peitl Filho, Ana Candida Martins Rodrigues e Marcello Rubens Barsi Andreeta.

  • DEMa desenvolve vidro para proteção balística
22.aug.2016-A busca por mais segurança ampliou o mercado de produtos de proteção, dentre os quais destaca-se a blindagem em automóveis. As janelas usadas em veículos blindados são feitas com camadas alternadas de vidros e materiais poliméricos. O material vítreo atua como superfície de sacrifício, que recebe o primeiro impacto e absorve a energia do projétil e os materiais poliméricos bloqueiam a passagem dos detritos protegendo os ocupantes de um veículo. Apesar de muito utilizada, essa configuração gera um produto com peso elevado que reduz o desempenho dos veículos blindados aumentando o gasto de combustível e desgaste dos pneus e da suspensão. 
 
  • Coordenador de CEPID é eleito fellow da American Ceramic Society
20.apr.2016- Edgar Dutra Zanotto, coordenador do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP, foi eleito fellow da American Ceramic Society.

  • Implante com biovidro
01.apr.2016-A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) licenciou duas patentes para a Vetra, uma empresa formada por ex-alunos do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa). A primeira delas trata de um tipo de vidro com nova composição química que o deixa com alta bioatividade para revestimento de implantes metálicos e no tratamento de lesões de pele, por exemplo. 

  • Vidro é capaz de regenerar a pele e restaurar cicatrizes formadas por queimaduras ou acne
03.nov.2015-Um produto criado por pesquisadores do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) promete acabar, ou, ao menos, minimizar, com as cicatrizes provocadas por queimaduras ou acnes severas. Trata-se do F18, nome da fórmula obtida a partir do biovidro, material capaz de se ligar quimicamente aos tecidos e, assim, desencadear a regeneração da parte danificada da pele. Outra grande vantagem da invenção, dizem os autores do trabalho, é que ele apresenta chances pequenas de rejeição, como indicaram testes de laboratório.
Link.

  • Aluno de doutorado da Engenharia de Materiais da UFSCar recebe prêmio no Japão
30.oct.2015- Leonardo Sant'Ana Gallo foi premiado durante simpósio pela apresentação oral de pesquisa sobre materiais vitrocerâmicos. O aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Leonardo Sant’Ana Gallo, foi premiado pela apresentação oral de sua pesquisa (...)

Link.

  • Agência de Inovação da UFSCar licencia vidros bioativos desenvolvidos na universidade para empresa de cerâmicas de alta tecnologia.
08.oct.2015 - Com o objetivo de disponibilizar as tecnologias desenvolvidas na universidade para a sociedade, a Agência de Inovação da UFSCar firmou mais dois licenciamentos em setembro. Os contratos foram estabelecidos com a spin-off Vetra – Cerâmicas de Alta Tecnologia, originada por pesquisadores do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar interessados em criar tecnologias que combinem propriedades como biodegradabilidade, bioatividade, sustentabilidade e alta atividade bactericida

Link.

  • Advanced School on Glasses and Glass Ceramics é sucesso em São Carlos
28.aug.2015- Após nove dias de atividades, chegou ao fim a Advanced School on Glasses and Glass Ceramics 2015 (G&GC 2015), no dia 9 de agosto, no Hotel Anacã (São Carlos). O evento foi idealizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e organizado pelo CeRTEV - Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials (um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fapesp).O encontro reuniu estudantes do Brasil e do exterior, dedicados ao desenvolvimento de pesquisas na área de materiais vítreos e vitrocerâmicos.

Link. 

  • CeRTEV makes great strides in glass education during summer school program in Brazil
25.aug.2015-

Excitement and promise rippled through the glass world during the summer of 2013 when news broke from Brazil of substantial funding awarded to support glass and glass-ceramic research as well as education outreach.

The funding, from the São Paulo State Research Foundation (FAPESP), established the Center for Glass Research, Technology and Education in Vitreous Materials (CeRTEV), which has been led by Edgar Zanotto, professor at the Federal University of São Carlos, ever since.

 Link.

 CeRTEV welcomes sector’s top young talent

 01.aug.2015-The glass sector's most talented students from around the world attended an eight-day course devoted to glass and ceramics.

Hundreds of young students applied to attend the São Paulo Advanced School on Glasses and Glass-ceramics but only 100 were selected for the course.
Link.

  • 67ª edição da SBPC recebe mostra sobre materiais de vidro
30.jun.2015-
Entre os dias 12 e 13 de Julho o Campus São Carlos da Unversidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia o 67ª edição da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Durante o evento ocorrem diversas atividades que apresentam a produção 

da comunidade científica brasileira e internacional. Uma delas é a mostra de iniciativas para divulgação e ensino sobre materiais vítreos.
Link.

  • Material vitrocerâmico é eficaz para tratar hipersensibilidade dentinária
09.jun.2015-Pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, estão testando um material vitrocerâmico para tratar a hipersensibilidade dentinária – dor aguda desencadeada ao ingerir alimentos e bebidas quentes ou geladas, causada pela retração da gengiva e exposição de túbulos microscópicos de um dos tecidos que formam os dentes: a dentina.
Link.

  • Novo biovidro para uso em implantes  odontológicos e ortopédicos de titânio

09.jun.2015 Com o objetivo de aumentar a vida útil dos implantes odontológicos e ortopédicos, pesquisadores do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um biovidro que, ao ser depositado sobre a superfície destes implantes feitos de titânio, reduz o risco de falhas causadas por infecções bacterianas e acelera a osseointegração.
Matéria

 

  • Pesquisa da Engenharia de Materiais da UFSCar é premiada nos Estados Unidos
01.jun.2015-Uma pesquisa desenvolvida no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar foi premiada como um dos três melhores pôsteres apresentados na Reunião Anual da Sociedade Alemã de Tecnologia em Vidros (DGG), desta vez promovida conjuntamente com a Sociedade Americana de Cerâmica (ACerS). O evento ocorreu entre os dias 17 e 21 de maio, em Miami, nos Estados Unidos. 
  • Modelagem molecular amplia conhecimento sobre materiais biopoliméricos
20.may.2015 - No Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais (CCES, na sigla em inglês), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP, a modelagem baseada na técnica de simulação computacional por dinâmica molecular tem levado a uma maior compreensão sobre os materiais biopoliméricos – como a celulose, a hemicelulose e a lignina – e como esses componentes se arranjam na parede celular das plantas.
 
  • Centro de pesquisa, tecnologia e educação em materiais vítreos CeRTEV inova em educação a distância internacional.
11.mar.2015 - No marco de uma colaboração entre o CeRTEV (CEPID da FAPESP em materiais vítreos) e o International Materials Institute for New Functionality in Glass, o professor Edgar Zanotto ministrará uma aula a distância sobre vitrocerâmicos para um grupo internacional.

  • Study shows China Surpassing U.S. in Glass Research
01.dez.2014 - Over the last two centuries, the United States has led the way in glass research. But according to a study, for last decade, the U.S. has played second fiddle to China in that regard.

)

John C. Mauro of Corning Inc.’s science and technology division teamed with Edgar D. Zanotto of the Federal University of Sao Carlos in Brazil to compile an article in the most recent issue of...
Link.

  • Novos materiais para qualquer obra
25.nov.2014-Quando o norte-americano Jackson Pollock (1912-1956) popularizou a técnica de pintar a partir de tintas gotejadas ou arremessadas em telas, não poderia imaginar que décadas depois o princípio de sua arte iria se tornar foco de pesquisa em diversos laboratórios, com aplicações industriais importantes nas mais variadas áreas.
 

  • Retired Corning scientist S. Donald Stookey dies at 99
  • “Donald Stookey was certainly one of the greatest inventors in the history of glass science and technology. He influenced entire generations of glass scientists, including mine,” says Edgar D. Zanotto, himself a world-renowned glass scientist on the faculty of Federal University of São Carlos in Brazil...
    Link.

    • Centro brasileiro de pesquisa em vidros é destaque na revista "Glass International"

    27.out.2014 - Editada no Reino Unido, a publicação ouviu Edgar Dutra Zanotto, pesquisador responsável pelo Cepiv, e Hellmut Eckert, da UFSCar, e apresentou as principais linhas de atuação e as perspectivas desse centro, um dos 17 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão...
    Link.

  • Glass International vol 37  - Research centre ensures glass industry
  • sept.2014- Glass products are part of a multibillion national and international market. The sector is dominated by large global companies, but there are also thousands of small and medium-sized glass producers.
    Download

     
    • Vitrocerâmica para proteção balística

    28.aug.2014 -  A proteção balística acoplada em veículos ou coletes à prova de balas http://www.certev.ufscar.br/news/ciencia-em-cena-ocorre-de-7-a-10-de-agosto

    geralmente é feita a partir de materiais poliméricos de alto desempenho ou metais, protegendo contra munições de baixo calibre. Para aumentar o nível de proteção, é necessário agregar a essa armadura principal – que pode ser de metal ou polímero – uma armadura de sacrifício.
    Link.

    • Ciência em cena ocore de 7 a 10 de agosto

    01.aug.2014 -  O VIII Ciência em Cena ocorre de 7 a 10 de agosto. Trata-se de um festival nacional de teatro científico. Esta edição  é organizada pelos Grupo Alquimia do Instituto de Química da Unesp de Araraquara e pelo Ouroboros da Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 
    Link.

    • Corning Glass Research Summit nucleates game plan for glass science research

    20.jun.2014- The best defense is a good offense, “they” say. Corning Incorporated played great offense last week at an invitation-only Glass Research Summit designed to address two trends that are driving a growing gap and sounding an alarm in Corning’s C-suite offices. 
    Link.

    • Biomaterial estimula formação de células ósseas

    12.sep.2013- Estudos recentes têm revelado que o Biosilicato – um material bioativo implantável, desenvolvido no Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – é capaz de estimular a formação de tecido ósseo e pode ser um importante aliado no tratamento de fraturas de ossos e da sensibilidade dentária.
    Link.

    • Comunicação para o futuro

    06.nov.2013 -A tecnologia atualmente utilizada nas redes de comunicação óptica não dará conta de atender à expansão da internet, dos dispositivos móveis, da TV de alta definição e das demandas das telecomunicações nos próximos 20 anos. Será necessário multiplicar a capacidade atual de operação – de um terabyte por segundo – por um fator entre 100 e 1.000 para atender a um número cada vez maior de usuários – que representará quase metade da população mundial já em 2017 – e ao tráfego corporativo global.
    Link.

    • Homenagem a cientistas marcam a abertura da semana nacional de ciência e tecnologia

    21.oct.2013 - O prefeito Paulo Altomani, acompanhado do deputado estadual Roberto Massafera e do presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral, prestigiou na tarde desta segunda-feira, a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em São Carlos, com programação de 21 a 26 de outubro. A cerimônia aconteceu no auditório Bento Prado Jr, Paço Municipal, com homenagem a três cientistas que são destaque na cidade: Prof. Dr. Edgar Dutra Zanotto, pelo Prêmio Almirante Alvaro Alberto, em 2013...
    Link.

    • ACIESP debateu, em São Carlos, os cenários da inovação

    07.oct.2013- O risco, que faz parte dos negócios em geral, torna-se muito maior quando o objetivo é colocar em prática uma ideia totalmente nova. Sem o mapa do caminho já percorrido, as chances de fracasso multiplicam-se. Comparar várias experiências inovadoras pode, entretanto, ajudar a construir um cenário de referências. Esse foi o propósito do Simpósio realizado em 20 de setembro, na Universidade Federal de São Carlos, no interior de São Paulo, com a participação de pesquisadores e dirigentes de instituições de apoio à pesquisa, de destacada atuação em suas áreas. O encontro, organizado pela Academia de Ciências do Estado de São Paulo, mostrou o poder de fogo das universidades paulistas para desenvolver tecnologia.  
    Link.

    • Simpósio em São Carlos discute inovação 

    17.nov.2013- Segundo a agência Fapesp, os desafios da invenção e da inovação no Brasil são o tema de um simpósio promovido pela Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no dia 20 de setembro, reunindo pesquisadores e profissionais de renome que falarão sobre experiências de sucesso e insucesso no Estado de São Paulo.
    Link.

    • Novo CEPID: CEPIV - Centro de pesquisa, Educação e Inovação em Vidros

    13.aug.2013- No sentido de reforçar o desenvolvimento de pesquisas na fronteira do conhecimento, já que tem sido uma aposta bastante positiva para a ciência nacional, a FAPESP decidiu, recentemente, alargar o programa CEPID – Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão – programa multidisciplinar de pesquisa básica ou aplicada, de caráter inovador - com a criação de mais núcleos de pesquisa, conforme já anteriormente noticiado neste espaço, inclusive dando destaque a um grande lote que se encontra sediado e disseminado pelos campi da USP – São Carlos.
    Link.

    • Biomaterial estimula formação de células ósseas

    12.sep.2013- Estudos recentes têm revelado que o Biosilicato – um material bioativo implantável, desenvolvido no Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – é capaz de estimular a formação de tecido ósseo e pode ser um importante aliado no tratamento de fraturas de ossos e da sensibilidade dentária.
    Link.

    • Prêmio para trabalho da UNIFESP e UFSCar

    O trabalho intitulado “Terapia laser de baixa intensidade e scaffolds de Biosilicato® no reparo ósseo em ratos”, desenvolvido pelo pós-doutorando Paulo Sérgio Bossini sob a supervisão da professora Ana Cláudia Muniz Rennó, do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Baixada Santista, foi premiado pela North American Association for Light Therapy (NAALT) em um congresso realizado em Palm Beach Gardens, na Flórida, no início deste ano.
    Link.

    • Research at the cutting edge of knowledge

    22.may.2013-  The São Paulo Research Foundation (FAPESP) announced the 17 Research, Innovation and Dissemination Centers (RIDCs) selected for funding for a period of up to eleven years, subject to continuation reviews on years 2, 4 and 7. 
    Link.

    • Vidro resistente como pedra

    22.mar.2013 - Mais duro que o mármore, translúcido como o vidro. Esse composto, conhecido como vitrocerâmico, já compõe revestimentos, bancadas e até estruturas. Mas a versão da japonesa Nippon Electric Glass, única comercializada hoje no mundo (ao preço aproximado de US$ 500 o m², sem as taxas de importação), utiliza vidro novo. Um teste recente do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV), ligado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), obteve placas duríssimas oriundas de garrafas recicladas, processo mais sustentável e potencialmente mais barato, já em estudo para entrar no mercado.
    Link.

    • Ufscar cedia centro de Pesquisa, Inovação e difusão da fapesp

    14.jun.2013 - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou no início deste mês a criação de 17 novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids). A UFSCar é sede de um dos Cepids – o Centro de Pesquisa, Educação e Tecnologia em Vidros, dirigido por Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais – e tem 26 docentes associados a outros seis centros...
    Link.

    • Prêmio pela NAALT

    O trabalho intitulado “Terapia laser de baixa intensidade e scaffolds de Biosilicato® no reparo ósseo em ratos”, desenvolvido pelo pesquisador de pós-doutorado Paulo Sérgio Bossini (Processo Fapesp 2010/06077-7*), sob a supervisão da Profa. Dra. Ana Cláudia Muniz Rennó, do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista, foi premiado pela North American Association for Laser Therapy (NAALT) em um congresso realizado em Palm Beach Gardens, na Flórida, no período de 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2013.
    Link.

    • Coordenador do Certev é o vencedor do prêmio Almirante Álvaro Alberto

    O vencedor da edição 2012 do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia é o Engenheiro Edgar Dutra Zanotto, professor titular do departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEMa/UFSCar), e coordenador do CeRTEV.

    O Conselho Deliberativo do CNPq contemplou nesta edição a área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. A previsão é que a premiação seja entregue pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto.
    Link.