Pesquisadores da UFSCar participam de evento na ONU sobre o Ano Internacional do Vidro

A cerimônia de abertura do IYOG na sede da ONU em Genebra (Suíça) foi realizada em fevereiro de 2022 e contou com a participação de pesquisadores brasileiros.

        Devido à sua grande flexibilidade, desde formas simples até ultra complexas, excelente durabilidade química, transparência e beleza estética, os vidros são materiais presentes em inúmeras aplicações domésticas e de alta tecnologia e são extremamente importantes na vida cotidiana. Como exemplo: estima-se que mais de 10 bilhões de recipientes de vidro especial foram utilizados para acondicionar vacinas contra Covid-19 em 2022. Por essas razões e devido à sua relevância econômica, o ano passado foi celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional do Vidro (International Year of Glass - IYOG).
        Na cerimônia de abertura do IYOG na sede da ONU em Genebra (Suíça), realizada em fevereiro de 2022, a pesquisa brasileira na área foi representada pela professora Andrea de Camargo, do Instituto de Física (IFSC) da USP, com a palestra "Glass Research in Brazil"; e pelo professor Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, e cofundador da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), com a palestra "Glass Education Wordwide". O evento de abertura também contou com a participação da professora Ana C. M. Rodrigues, do DEMa-UFSCar.
        No dia 14 de dezembro de 2022, foi celebrada a cerimônia de encerramento do IYOG, na sede da ONU, em Nova York (EUA). A comunidade científica foi representada pelo professor Zanotto, que coorganizou o evento e contribuiu com a sessão "Glasses for Healthcare". As indústrias do setor foram representadas por Lucien Belmonte, superintendente da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro). Mais informações neste link.